Climatização
Solução para economia de energia de até 35% em sistemas de ar condicionado
A JOVIC tem a solução SMART - um conjunto de produtos que foram projetados especicamente para reduzir os custos operacionais de sistemas de ar condicionado enquanto mantém e frequentemente melhora os níveis de conforto.
O Smart Air Conditioning introduz inteligência em seu sistema. Utilizando algoritmos
complexos para inicialmente detectar o ponto de saturação termodinâmica e então
calcular a diferença (histerese) entre as temperaturas de entrada e saída, o Smart Air
Conditioning pode decidir desligar o compressor e manter o ventilador funcionando.

Economia de até 35% em climatização
O Smart Air Condigioning pode reduzir os ciclos de funcionamento do compressor e portanto os custos operacionais sem afetar a capacidade do sistema – mesmo nos dias mais quentes você ainda terá toda a funcionalidade do sistema a sua disposição. Por outro lado, trabalhando de forma otimizada, a vida útil do compressor aumentará.
Vantagens
-
Melhor controle e melhoria nos níveis de conforto.
-
Redução no número de ciclos do compressor.
-
Diminuição dos custos operacionais
-
Possibilidade de redução no consumo de energia de até 35%.
-
Diminuição das interferencias de manutenção.
Solucionando o problema
Um número crescente de empresas está instalando sistemas de ar condicionado para ajuda-las a enfrentar o aumento de calor gerado pela utilização intensiva de sistemas de TI, aumento da concentração de pessoas ou simplesmente demanda gerada pela necessidade de melhoria do conforto no ambiente de trabalho.
Contudo, os sistemas de ar condicionado podem responder por até 35% do consumo total de energia de algumas empresas.
Um sistema de ar condicionado é normalmente ligado e desligado automaticamente por temporizadores ou termostatos instalados na sala. Tipicamente, tanto o compressor quanto o ventilador no interior do sistema operam continuamente até que o termostato da sala indique que a temperatura da sala está próxima à desejada.
Contudo, os sistemas de ar condicionado são projetados para operar nos dias mais quentes do ano. Ao longo do ciclo de resfriamento o compressor irá prover resfriamento às serpentinas dentro do duto e o ventilador irá remover ar “morno“ do interior da sala. A medida em que passa pelas serpentinas de resfriamento perde o calor que é então expelido do
edifício.
É reconhecido que à medida em que o resfriamento ocorre no ambiente, a temperatura do ar entrando no duto diminui e o diferencial de temperatura entre o ar entrando e saindo do sistema se estreita até que se atinja um limite denominado “saturação termodinamica“. Este é o ponto de inexão em que o ar saindo do sistema não mais se benecia do resfriamento provocado pela troca de calor na serpentina, mas o compressor continuará funcionando, inutilmente.
Antes
Os sistemas típicos de ar condicionado operam continuamente até que a temperatura da sala atinja o valor pre-xado.
O compressor irá operar durante todo o tempo, produzindo capacidade de refrigeração acima do que o sistema pode absorver.
Depois
O Smart Air Conditioning responderá às mudanças na demanda via monitoramento da temperatura de saída, de modo a otimizar o desempenho do sistema.